Willames Costa

Compromisso com a informação

Educação Pernambuco

Prefeitura de Petrolina promove capacitação para profissionais que atuam na merenda escolar

Na manhã do último sábado (11), a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Grupo Dínamo, realizou uma capacitação para os profissionais que trabalham com a merenda escolar da rede municipal de ensino. O objetivo foi qualificá-los para melhor preparar e servir os alimentos de forma a atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes.

Desde 2009, a prefeitura de Petrolina vem investindo na qualificação dos profissionais da merenda, integrando-os como profissionais da educação. “Esse momento é de suma importância, pois faz parte do processo de formação continuada em serviço, também, do profissional – merendeira(o) – como parte integrante dos educadores escolares. Nesse processo, discutimos, além dos direitos e deveres desse trabalhador, a segurança alimentar e a educação nas nossas escolas, na perspectiva de que todos que trabalhem na escola se comprometam, contribuindo – através do seu trabalho – com a tarefa de educar pelo exemplo”, destacou a secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho.

Ao todo, 215 profissionais que atuam na área urbana e rural de Petrolina, participaram da formação e tiraram dúvidas com os nutricionistas palestrantes. A merendeira Niza Feitosa de Souza, da creche Edith Bezerra, afirmou que esta capacitação contribuiu para o seu trabalho no dia-a-dia. “Cada dia a gente tem que aprender um pouco mais para trabalhar melhor. Estamos lutando para fazer comidas mais gostosas e saudáveis para as crianças”, disse.

Toda merenda escolar é preparada de acordo com o cardápio elaborado por um nutricionista. As refeições variam de acordo com o turno e idade das crianças. “Eu monto o cardápio de lanche, café da manhã e almoço para cada mês e encaminho para as nutricionistas da prefeitura para aprovação, caso tenha alguma alteração, eu refaço”, explicou Ednaldo Junior, nutricionista responsável pela preparação do cardápio nas escolas municipais de Petrolina.

As profissionais alimentares que atuam nas escolas do município são contratadas através do Grupo Dínamo, que também administra o trabalho técnico das merendeiras numa parceria com a prefeitura de Petrolina.

Texto: Cíntia Sacramento
Foto: Marcizo Ventura

Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *