Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque

Prefeitura de Petrolina realiza I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com o tema “Construção da igualdade de gênero e erradicação da extrema pobreza das mulheres”, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal da Mulher e do Conselho Municipal da Mulher, realizou entre os dias 30 e 31 de agosto, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, no auditório do Senai, em Petrolina.A Conferência teve o objetivo de discutir e sugerir políticas públicas voltadas à construção da igualdade, sob a perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural da mulher. O evento também debateu a atual condição da mulher na sociedade e das políticas e ações públicas, direcionadas para elas.

Segundo a Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, a Conferência possibilitou a interação entre os agentes públicos e sociedade na construção de uma nova realidade para as mulheres. “O evento superou as expectativas com a participação de 302 mulheres que contribuíram com propostas embasadas. As propostas são embasadas na história de cada mulher e pode servir como base para mais uma Lei em favor e defesa dos direitos das mulheres”, declarou a secretária, enfatizando o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através do prefeito Julio Lossio.

Alguns dos maiores desafios enfrentados pelas mulheres foram divididos em cinco eixos que orientaram os debates: construção de autonomia, trabalho e geração de oportunidades, e igualdade de gênero e direitos humanos no município de Petrolina; aprimoramento das ações e politicas de saúde da mulher; planejamento, decisão e o desafio de manutenção da rede de combate à violência doméstica; inclusão social pela terra, casa própria e condições para superação das dificuldades das mulheres da zona rural, de quilombolas, negras, indígenas ou com necessidades especiais.

Um exemplo de viabilização de propostas foi a palestra “Economia solidária como instrumento de emancipação das mulheres”, do economista e especialista em economia solidária, Kleber Ávila. A apresentação propôs formas de aumento de renda, e melhoria na qualidade de vida das mulheres, que hoje representam 25%, como chefes das famílias brasileiras. “A realização da I Conferência de Políticas Públicas para Mulheres vai proporcionar a toda sociedade e, principalmente, às mulheres do Vale do São Francisco, uma alternativa de emancipação feminina, através do desenvolvimento de empreendimentos economicamente solidários”, resumiu o economista.

A educadora da organização não-governamental Centro Educacional Maria Auxiliadora para o Menor, Maria do Socorro Martins, acredita que o evento trará uma consciência coletiva. “Essa é uma oportunidade para a sociedade como um todo, entre agentes públicos e cidadãos entenderem a nossa condição como membro constituinte de um corpo civil, que está em constante mudança, surgindo necessidades, da mesma forma, fazer com que a discriminação e a violência em relação à mulher sejam extintas através de políticas públicas, que nos valorizem, como as que propomos aqui neste evento”, frisou.

O encerramento da Conferência contou com a participação do prefeito Julio Lossio que parabenizou as mulheres por mais essa iniciativa. “A realização desta Conferência é a demonstração de compromisso que todas essas mulheres, junto com a Prefeitura de Petrolina e a Secretaria Municipal de Mulher, têm com a reivindicação de igualdade e a defesa pelos direitos de todas as mulheres como a remuneração proporcional ao desempenho e não ao gênero, moradia, saúde e segurança como todo cidadão”, reforçou.

As propostas apresentadas na Conferência também vão beneficiar as cidades vizinhas de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, que participaram do evento. ( Com Ascom/PMP)

Foto: Patricia Telles

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *