Willames Costa

Compromisso com a informação

Bahia Juazeiro Política Regional

Prefeitura entrega primeira unidade de Saúde 24 horas em Maniçoba

_DSC0115(2)

_DSC0011(6) _DSC0020(4) _DSC0020(5) _DSC0028 _DSC0034(4)

A primeira Unidade de Saúde 24 horas do município foi inaugurada na última sexta-feira, 1 de março, pelo prefeito Isaac Carvalho na comunidade de Maniçoba I. E já foi entregue com a equipe de enfermagem de plantão e uma ambulância social para atender os casos de emergência, durante todo o final de semana.

A nova unidade atende a todos os padrões recomendados pelo Ministério da Saúde. Além da equipe de plantão, a unidade contará com duas Equipes de Saúde da Família, sendo uma no horário das 8h às 16h e a outra das 16h às 22h. “Quando fui convidado pelo prefeito Isaac para assumir a secretaria, a primeira coisa que ele me pediu foi que melhorasse a atenção básica. Hoje estamos aqui, iniciando um novo e grande desafio, uma nova proposta para poder melhor atender a população. E isso só esta sendo possível pela ousadia do prefeito, porque estar aqui hoje não foi fácil, não é chegar aqui e entregar o prédio, mas é preciso ter bons e comprometidos profissionais, ter condições de manter toda essa estrutura para que o serviço possa funcionar”, pontuou o secretário de Saúde, Cássio Garcia.

A unidade conta com um espaço amplo, ventilado e área verde. O posto de saúde espera atender a seis mil usuários. Na área odontologia, a expectativa é de que o serviço cubra mais de 10 mil pessoas, incluindo também moradores das unidades de Conhas, Campos e Jatobá. “Pra gente será um desafio. A comunidade de Maniçoba, por ser uma população grande, necessita de um acompanhamento mais freqüente. Isso vem pra somar muito”, disse o enfermeiro do plantão e apoiador de Distrito, Tiago Sena. A enfermeira de uma das Equipes de Saúde da Família, Natalia de Lima Melo, complementa, “aqui apresentamos uma equipe com formação exclusiva na Atenção Básica. Para nós, olhar uma estrutura dessa, realmente você se sente mais seguro, se sente com mais infraestrutura básica para estar desempenhando todos os serviços que a política do programa propõe”.

Para a comunidade, um sonho realizado e a certeza de que valeu a pena esperar. “Essa obra vem para dignificar o nosso distrito. Sempre acreditamos que conseguiríamos ter a nossa própria unidade e ainda 24 horas, mesmo algumas pessoas não acreditando. Hoje estamos aqui comemorando, porque queremos trazer para Maniçoba tudo de bom”, colocou a técnica de enfermagem, Maria do Socorro.

A usuária, Maria Madalena, de 59 anos, não escondia o contentamento. “A outra era pequena, essa aqui é um palácio”, disse. A agricultora, Marieta da Silva Nascimento, de 56 anos, também fez questão de conhecer a nova unidade. “Vai mudar muita coisa. Não vamos precisar sair correndo a noite com alguém doente para Juazeiro. Com fé em Deus tudo será melhor”.

Com a entrega da unidade de Maniçoba, a Prefeitura já soma três novos prédios entregues pela gestão, no total de 20 conquistados pelo município, junto ao Governo Federal. Nos próximos dias, mais duas serão inauguradas – uma no Dom Tomaz e outra no Tabuleiro.

Ao falar para a comunidade, o prefeito Isaac Carvalho pontuou algumas das conquistas realizadas pela gestão, em todos os seguimentos, seja na infraestrutura com o saneamento e a construção do Anel Viário, por exemplo; na Educação, com a climatização das escolas, melhorias salariais para os educadores, construção de creches, ônibus escolares;  no pagamento das dividas junto a União, permitindo que  Juazeiro pudesse conveniar e trazer todos os projetos já aprovados; e na Saúde, o pagamento de mais de 10 milhões de dividas junto aos hospitais e fornecedores. “O nosso grande desafio na Saúde será sempre melhorar os serviços nos postos de saúde. Sabemos das dificuldades, mas estamos trabalhando para isso, estruturando nossas unidades e convocando novos profissionais”, destacou o prefeito.

Isaac Carvalho lembrou que a unidade de Maniçoba já era pra estar pronta desde 2009, mas que por problemas na documentação e pela recusa do ex-gestor em assinar o convênio, foi preciso ir à justiça para que Juazeiro não perdesse o convênio e a obra pudesse ser executada. “O convênio era pra três unidades: essa de Maniçoba, a do Parque Residencial e a do Mandacaru. Só no ano passado conseguimos entregar essas duas últimas e hoje estamos aqui. Sabemos que precisamos fazer muito mais, compreendemos as dificuldades, mas nunca cruzamos os braços. Construímos projetos e hoje o município esta colhendo todos esses frutos. Temos quase 200 obras em execução que darão um novo rumo a Juazeiro”, observou Isaac.

A inauguração foi prestigiada pelo sub-secretário de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara; pelo superintendente da Codevasf, Emanuel Lima, pelo presidente do Distrito, Cipriano Borges, vereadores, secretários municipais e toda comunidade.

Por Clarice Alves/Ascom

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *