Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Presidente chileno vira alvo de críticas por contar piada machista

O presidente chileno, Sebastián Piñera, recebeu nesta quarta-feira duras críticas por contar uma piada de cunho machista no fim de um encontro com chefes de Estado do Pacífico em Tuxtla, no México.

Em um arquivo de áudio divulgado nos principais veículos de comunicação do país, Piñera pergunta qual a “diferença entre um político e uma dama”.

Roberto Candia/Associated Press
Presidente chileno, Sebastian Piñera, ao lado do príncipe belga Philipp
Presidente chileno, Sebastian Piñera (à dir.), ao lado do príncipe belga Philipp

“Quando o político diz ‘sim’, quer dizer ‘talvez’; quando diz ‘talvez’, quer dizer ‘não’; e quando diz ‘não’, não é político”, respondeu. “Quando uma dama diz ‘não’, quer dizer ‘talvez’; quando diz ‘talvez’ quer dizer ‘sim’; e quando diz ‘sim’, não é uma dama”.

Ximena Rincón, senadora chilena do partido opositor Democrata Cristão, afirmou que o presidente se equivocou e pediu que ele reconhecesse o erro. “O que para ele é uma piada sem importância, para milhares de mulheres significa discriminação e abuso diários”, completou.

A ministra do Serviço Nacional da Mulher, Carolina Schmidt, também criticou o presidente. “Piñera gosta de contar piadas, algumas boas, outras não. Não gosto das sobre mulheres e políticos”, afirmou.

DA FRANCE PRESSE

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *