Willames Costa

Compromisso com a informação

Goiás

Presidente Dilma Rousseff visita trecho da Ferrovia Norte-Sul em Goiás

 

A presidente Dilma Rousseff visita Goiás nesta quinta-feira (15), pela primeira vez depois de eleita. Por volta das 9h30, ela desembarca na base aérea de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, e irá ao canteiro de obras da Ferrovia Norte-Sul, em Goianira.

Dilma vai começar a visita pelo túnel 1 da ferrovia e, de trem, segue por cerca de um quilômetro para o túnel 2, que ainda está em construção. Em seguida, Dilma Roussef irá sobrevoar a ferrovia passando por São Francisco e Petrolina e chegará a Goianira, local onde está planejada uma reunião com empresários do consórcio responsável pela construção da ferrovia, que é uma obra do governo federal.

Ferrovia
Quando ficar pronta, a Ferrovia Norte-Sul vai ligar Anápolis ao Porto de Itaqui, no Maranhão. Somente em Goiás serão construídos 516 quilômetros de estradas de ferro que vão passar por cidades como Ouro Verde, Petrolina, Jaraguá, Uruaçu e Porangatu.

A Valec é responsável pela construção do trecho até o município de Arguianópolis, no Tocantins. A previsão é de que, no início, passem por esses trilhos mais de 20 toneladas de cargas. Comparando com o transporte rodoviário, a Norte-Sul deve transportar mercadorias com um custo 70% menor. Atualmente, foi concluído o trecho entre Anápolis e Petrolina, com 54 quilômetros e custo de R$ 200 milhões.

A construção, que começou há mais de duas décadas, já era para ter ficado pronta, mas a entrega da obra foi adiada várias vezes. A última previsão era abril do ano passado. A expectativa é de que com essa visita a presidente defina uma nova data para a entrega das obras.

Fonte: Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *