Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Presidente está fora de segundo turno das eleições no Timor Leste

Os primeiros resultados nas eleições presidenciais do Timor Leste indicam que haverá segundo turno, enquanto o atual presidente, José Ramos-Horta, está na terceira posição na apuração provisória de votos, informa a imprensa local.

O principal opositor, Francisco Guterres “Lu Olo”, está na frente, com 27,28% das 325.300 cédulas apuradas até o momento, segundo uma informação da comissão eleitoral transmitida pela televisão e rádio estatal.

O ex-chefe das Forças Armadas José María Vasconcelos, conhecido como “Taur Matan Ruak”, está em segundo, com 24,17% dos votos, enquanto Ramos-Horta conta com 19,43%.

Antonio Amaral/Efe
Presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, não consegue ir a segundo turno em eleições
Presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, não consegue ir a segundo turno em eleições

Os dois candidatos com mais votos se enfrentarão na nova rodada que acontecerá no dia 9 de maio, já que os dados provisórios indicam a pouca possibilidade que um deles contar com o respaldo de 50% dos eleitores.

As autoridades eleitorais afirmaram que os resultados oficiais serão conhecidos no começo da semana, devido ao lento processo de apuração de votos e a má comunicação de algumas áreas.

Os três candidatos são bem conhecidos pelo eleitorado porque, a partir do exílio ou na selva, lutaram contra a ocupação indonésia do Timor Leste após a retirada de Portugal, em 1975.

A jornada eleitoral que convocou cerca da metade da população timorense, que chega a 1,1 milhão de habitantes, se desenvolveu com normalidade e foi supervisionada por 2.000 observadores locais e 170 da comunidade internacional desdobrados nos 630 colégios dos 13 distritos eleitorais.

Estas eleições foram consideradas pela organização de análise política International Crisis Group cruciais para a estabilidade do Timor Leste, de onde no final de ano se retirará a missão da ONU que presta apoio ao Governo.

DA EFE, EM SYDNEY

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *