Willames Costa

Compromisso com a informação

Pernambuco

Quase 15 mil pessoas participam do Bote Fé Petrolina que movimentou todo o município

Na última sexta-feira (27), Petrolina parou para receber os símbolos religiosos da Jornada Mundial da Juventude: A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora que chegaram pelo Rio São Francisco em homenagem ao primeiro Bispo da Diocese de Petrolina, o visionário Dom Malan. A acolhida na Orla foi realizada pelo prefeito Julio Lossio ao lado do Bispo Dom Manuel dos Reis de Farias, e do Bispo Emérito, Dom Paulo Cardoso, além de religiosos e fiéis. Após a chegada dos símbolos, houve uma via sacra e shows católicos com Danilo Max e Banda e a Banda Anjos de Resgate. No sábado (28), a programação seguiu com a peregrinação dos símbolos por diversos locais do município e à noite novamente na Orla houve shows da Banda WR17 e Missionários Shalom. No domingo (29), os símbolos seguiram para a Diocese de Salgueiro.

Recebidos com muito fervor os símbolos religiosos emocionaram várias pessoas, desde os participantes do evento, equipe organizadora e jovens que carregaram a cruz. “Estou muito feliz. Estou realizado, pois, o evento superou todas as expectativas, então só temos que agradecer a todas as parcerias. Mas do que falar estou tendo a experiência de realização”, disse o Assessor do Setor Juventude, Pe. Givanildo José. Para o jovem Leonam Barboza que carregou a cruz, a sensação é de missão cumprida. “Carregar a cruz é algo que não tem palavras. Me senti verdadeiramente um missionário de João Paulo II”, enfatizou.Além de receber um público de quase 15 mil pessoas durante os dois dias, segundo os organizadores do evento; o Assessor Nacional da Comissão da Juventude, Padre Sávio Ribeiro, também prestigiou o Boté Fé. “É muito bonito ver a parceria entre poder público e a Igreja, as duas se entrelaçam num objetivo comum que é de evangelizar a juventude e trazer novas perspectivas. Estamos esquentando as ‘turbinas’ para a Jornada Mundial da Juventude, que será o maior evento que o Brasil já teve”, avaliou.

Segundo um dos integrantes da Banda Anjos de Resgate, Eraldo Matos, tocar no Bote Fé é acima de tudo representar a Igreja Católica, por isso, os jovens precisam se integrar mais em Deus. “Jovens acreditem em você. Acreditem em seus sonhos e saibam que vocês não estarão sozinhos nunca, por mais que seja maluco seu sonho, alguém vai sonhar ele junto a você”, expressou.

O prefeito Julio Lossio declarou sua participação e apoio aos eventos da entidade religiosa que busca melhorar a vida dos cidadãos em Petrolina através de exemplos de fé, esperança e generosidade. “Eu estou muito feliz e costumo dizer que meu mandato tem sido abençoado por Deus. Primeiro tive o privilégio de participar da mudança do bispado com o egresso de Dom Paulo e a chegada de Dom Manuel. E agora recebendo esses símbolos religiosos que trazem a força da juventude. Espero que essa cruz possa fortalecer não só os jovens que estão aqui, e que já buscam o caminho da justiça e da verdade, mas que fortaleça também a fé dos jovens que infelizmente se perderam em caminhos tortuosos”, ressaltou o prefeito Julio Lossio, que comentou ainda que Petrolina é uma forte candidata para sediar a pré-jornada no próximo ano.

No sábado (28), os símbolos visitaram diversos locais de Petrolina como a Funase/Case (passando pelo Petrape), a Cadeia Pública Feminina, Hospital Dom Malam, bairro João de Deus, entre outros e seguiram para o palco na Orla, onde teve shows da Banda local WR7 e Missionários Shalom do Ceará (CE). Na manhã desse domingo (29), a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora seguiram para a Diocese de Salgueiro.

O Bote Fé Petrolina foi realizado pela Diocese de Petrolina em Parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina. O município se prepara, a partir de agora, para possivelmente ser uma das sedes da pré-jornada mundial da juventude que ocorrerá em julho de 2013.

Texto: Élida Maria
Fotos: Marcizo Victor

Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *