Willames Costa

Compromisso com a informação

Natureza

Recuperação econômica dos EUA elevou emissão de gases, diz ONU

saiba mais

As emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global aumentaram em 2010 nosEstados Unidos com a recuperação experimentada pela maior economia do mundo, revelou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta semana.

Em seu relatório anual, a Agência Americana de Defesa Ambiental (EPA) informou que as emissões de gases do efeito estufa cresceram 3,2% em 2010 sobre 2009, após dois anos consecutivos de redução.

Camada de poluição sobre a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Crescimento econômico impulsionou emissões de gases causadores do efeito estufa. (Foto: Gabriel Bouys/AFP)Camada de poluição sobre a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Crescimento econômico impulsionou emissões de gases causadores do efeito estufa. (Foto: Gabriel Bouys/AFP)

Este aumento ocorreu, “principalmente, com a recuperação econômica que elevou o consumo de energia em todos os setores”, destacou a agência, acrescentando que 2010 foi um ano particularmente quente nos Estados Unidos, com elevado uso de ar-condicionado.

Em 2010, os Estados Unidos, segundo maior emissor de gases de efeito estufa, depois da China, gerou 6,820 bilhões de toneladas métricas, contra 6,610 bilhões em 2009. O ano de 2007 teve a emissão recorde de 7,250 bilhões de toneladas métricas.

Em geral, usinas e refinarias respondem por quase 40% das emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos.

Da France Presse

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *