Willames Costa

Compromisso com a informação

Especiais Pernambuco

Região Metropolitana do Recife vai contar com 1.803 ônibus no carnaval

Comparado ao ano de 2011, o aumento na frota é de 32%.
Cinco linhas especiais vão atender os foliões. Bacurau também terá reforço.

Nelson Menezes  (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Nelson Menezes anunciou aumento da frota para os
dias de folia. (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Quem for brincar o carnaval na Região Metropolitana do Recife neste ano vai contar com 32% a mais de ônibus do que em 2011. O aumento resulta em um acréscimo de 27% no número de viagens. Ao todo, serão 1.803 veículos circulando na região dos polos de folia da RMR, com uma expectativa de mais de 16 mil viagens.

Para o folião que vai ficar na rua depois da meia-noite, as linhas de bacurau também contam com reforços. As 39 linhas vão passar em intervalos de 10 a 30 minutos, ao invés de uma hora, como é normal fora da época da folia. As frotas nos terminais de ônibus também foram reforçadas, assim como a segurança, a fim de evitar a depredação. Em 2011, foram 1.200 ônibus depredados no carnaval.

“Pedimos uma ajuda da Secretaria de Defesa Social para manter o policiamento durante todo o carnaval em terminais mais movimentados, como o da Macaxeira e o do Barro”, explica o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, que é otimista em relação a este ano. “Tivemos uma redução da depredação nas prévias”, explica.

Além do reforço da frota, acontecem ainda 589 mudanças de itinerários devido às interdições realizadas pelas prefeituras do Recife e de Olinda, para a passagem de blocos, montagem de palcos, camarotes e arquibancadas. Uma delas começa a funcionar a partir das 22h da quinta (15), para a montagem do Galo da Madrugada. “Sabemos que é um transtorno para a população, mas temos a cultura do carnaval e são transtornos que não temos como evitar”, argumenta Menezes.

Livretos com informações sobre os ônibus vão ser distribuídos. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Livretos com informações sobre os ônibus vão
ser distribuídos. (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Para informar a população, cerca de 100 funcionários foram destacados para fazer a divulgação das mudanças, tanto no Recife quanto em Olinda. Folhetos e cartazes vão ajudar a orientar quem for brincar o carnaval a não se perder com as mudanças nos itinerários dos ônibus.

“Sabemos que 90% ou mais do público já está acostumado com as mudanças. Aquele passageiro do dia-a-dia já sabe que todo ano é assim. Tentamos todos os anos manter os pontos de ônibus para evitar problemas”, justifica Menezes.

O telefone 0800-081-0158 estará disponível para tirar as dúvidas da população sobre itinerários e transporte durante o carnaval, das 7h às 19h. Outras informações sobre as alterações e ônibus disponíveis podem ser encontrados no site do Grande Recife.

Linhas especiais
O Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou também nesta terça-feira (14) que o carnaval conta, mais uma vez, com cinco linhas especiais voltadas apenas para a folia, uma delas apenas para o dia do Galo da Madrugada. As linhas são Circular do Galo, Circular do Frevo, Shopping Tacaruna/Olinda, Shopping Recife/Olinda e Circular/Olinda. Elas saem de pontos estratégicos do Recife e de Olinda com atendimentos, no geral, das 6h à meia-noite. As tarifas são de R$ 2,15, preço válido para as quatro linhas; e R$1,40, para a linha Shopping Tacaruna/Olinda.

A Circular do Galo opera com exclusividade no Sábado de Zé Pereira (18), das 6h às 18h, circulando entre o Cais de Santa Rita e o Shopping Tacaruna, passando pelas avenidas Cruz Cabugá e Mário Melo, que são vias de retorno para diversas áreas da Região Metropolitana do Recife.

Do domingo até a terça-feira, entra em operação a Circular do Frevo, de 9h às 18h, saindo do Terminal Integrado do Recife (anexo à Estação Central do Metrô) em direção aos principais focos da folia, tanto no Recife quanto em Olinda.

A linha Shopping Tacaruna/Olinda, sairá do estacionamento alternativo do shopping, localizado na área externa, próximo à Avenida Cruz Cabugá, em direção ao centro de Olinda. A operação terá início no sábado e segue até a terça-feira, das 9h à meia-noite.

Para quem vem da Zona Sul do Recife, a linha Shopping Recife/Olinda sai do estacionamento do Shopping Recife, segue em direção os principais pontos de folia de Olinda, também das 9h à meia-noite.

Já a linha Circular/Olinda sai do bairro de Rio Doce, em direção ao foco do Carnaval no sítio histórico da cidade, sem passar pelo Recife.

“Temos apenas uma mudança nas linhas especiais. Agora, os ônibus especiais que passam pelo foco da folia em Olinda vão e voltam pela Avenida Sigismundo Gonçalves, ao invés de fazerem o retorno pela Avenida Chico Science”, explica a diretora de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Taciana Maria Ferreira.

Do G1 PE

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *