Willames Costa

Compromisso com a informação

Carnaval Pernambuco Salgueiro

Salgueiro anuncia programação do Carnaval 2014 com atrações ecléticas para palco e desfiles de rua

Participam ainda da mesa oficial de lançamento o vice-Prefeito, Luiz Carlos de Souza (Dr. Cacau), os vereadores André Cacau, Hercílio de Alencar Carvalho e Fátima Carvalho, além do carmavalesco e artista plástico Mestre Jaime, idealizador do Bloco A Bicharada.
Participam ainda da mesa oficial de lançamento o vice-Prefeito, Luiz Carlos de Souza (Dr. Cacau), os vereadores André Cacau, Hercílio de Alencar Carvalho e Fátima Carvalho, além do carmavalesco e artista plástico Mestre Jaime, idealizador do Bloco A Bicharada.

Matendo o mote de ‘Melhor Carnaval do Sertão’, a Prefeitura de Salgueiro anunciou hoje (14), no Centro Vocacional Tecnológico – CVT confecções a programação da folia deste ano com uma série de atrativos que vão ocupar o palco de shows e os desfiles de rua. A solenidade foi conduzida pelo  prefeito Marcones Libório de Sá e os secretários de Cultura, Paava Carvalho, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Eugênio Cruz. Mais uma vez a festa popular realizado pela Prefeitura, tem a parceria da Fundarpe e  Empetur.

Participam ainda da mesa oficial de lançamento o vice-Prefeito, Luiz Cvarlos de Souza (Dr. Cacau), os vereadores André Cacau, Hercílio de Alencar Carvalho e Fátima Carvalho, além do carmavalesco e artista plástico Mestre Jaime, idealizador do Bloco A Bicharada. Serão cinco dias de trio elétrico, a partir do dia 28 de fevereiro até 4 de março, ao som e animação de  Black Style, D’tribos, Jameckson,  Voa Voa e Jairoca. O palco no polo Bomba, receberá os shows,  no dia 1º,  da Barca Maluka e das bandas Santa Clara e Sem Compromisso.

No dia 2, a folia fica por cota da Orquestra Bronzeada, Tiaguinho e Banda e  Geraldinho Lins. Já no dia 3, a Orquestra Cultura Pernambucana e dos grupos Zunzum Bamba e Calypso. Dia 4, a banda Bamboa e o cantor Alcimar Monteiro, encerram a folia. Na ocasião do lançamento o carnavalesco Mestre Jaime representou o Carnaval de chão do município, conduzido pela Bicharada, orquestras do Maestro Paixão, Cultura Pernambucana e Imperial e passistas das Cias de Dança Soul Dance e Eparrê Oyá, além dos tradicionais blocos e troças.

Uma das previas agendadas será o desfile da Tabacaria que sai no dia 23, com concentração na Avenida Agamenon Magalhães, em frente à casa do Mestre. Dia 28 será para irreverência do Bloco das Virgens que desfila no Polo Bomba. Mas a programação tem mais:  Bloco da Saudade, Bloco dos Sanfoneiros,  Maracatu Baque-Virado Nação Salgueirense e A Bicharada.

Ao anunciar a agenda de eventos do período de Momo, o prefeito Marcones Sá destacou um dos símbolos mais importantes, não só do Carnaval de Salgueiro, mas de Pernambuco, o Mestre Jaime.  “Quando eu era menino a gente via Mestre Jaime com A Bicharada e seu Antônio Nanô com o bloco Calça Frouxa. Eram uns irreverentes, pessoas que tinham alegria no coração, que extravasavam e saiam durante o dia com as troças. Na década de 80 e 90,  já era adulto, e seu Antonio Nanô já havia partido, e a imagem às vezes era triste, mas, ao mesmo tempo, era de resistência porque naquele momento o carnaval de Salgueiro não tinha apoio nenhum. Era só o Mestre Jaime resistindo, pedindo apoio a um e a outro. Salgueiro praticamente não tinha Carnaval nenhum, mas o Mestre Jaime estava na rua sozinho, sinônimo de quem tem sonho e acredita. Hoje, o Mestre já passou dos 90 e, com certeza, é o mais velho carnavalesco em atividade do Estado de Pernambuco e que vai alegrar todos os foliões nas ruas e avenidas”, ressaltou o prefeito.

De chapéu vermelho, terno vinho, flor na lapela e dentes de ouro, usados exclusivamente em ocasiões especiais, Mestre Jaime entoou marchinhas de sua autoria e sucessos dos carnavais antigos. Contou histórias da boemia e foi aplaudido por todos.

Fonte: Blog Vinicius de Santana

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *