Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina colabora com o sucesso do Programa Nova Semente

Em meio às comemorações pela inauguração da 50ª unidade do Programa Nova Semente, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) aproveita para divulgar um balanço das suas ações desenvolvidas junto às crianças assistidas nas unidades. A fim de promover a saúde e diagnóstico precoce de doenças que possam interferir no desenvolvimento das crianças, a SMS implantou o projeto Ouvir para Aprender e atividades de promoção a saúde bucal.

Com o Ouvir para Aprender, a SMS realiza a triagem auditiva nas crianças matriculadas no Programa, por meio de consulta médica otorrinolaringológica e avaliação da funcionalidade auditiva de cada criança, através do exame de emissões otoacusticas (teste da orelhinha). A partir dessa investigação, as crianças diagnosticadas com problemas auditivos são encaminhadas para tratamento adequado no Centro Auditivo de Petrolina. O projeto já atendeu 896 crianças e conta com a participação de um médico e duas fonoaudiólogas.

As ações de saúde bucal compreendem procedimentos coletivos – que incluem palestras com pais, sementeiras e gestores, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor – e o atendimento odontológico, com unidade odontológica portátil. “Nossas atividades acompanham o cronograma de inauguração das creches. Iniciamos o trabalho com os procedimentos coletivos que já faz a cobertura de 43, das 50 unidades inauguradas e também o atendimento odontológico curativo, com procedimentos restauradores, remoção de tártaro e exodontias”, explicou a coordenadora de saúde bucal da SMS, Fabyanna Diniz.

“Como o prefeito Julio Lossio, a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em cuidar das nossas crianças para garantir a elas uma vida mais saudável. Prevenindo e diagnosticando problemas que podem interferir diretamente na fala e articulação dos fonemas, na função mastigatória e no desenvolvimento facial dos ossos e músculos, além da estética”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, salientando a importância do Programa Nova Semente para cuidar das pessoas, protegendo a infância e o desenvolvimento das crianças.

Além de cuidar dos filhos, a SMS também atende as mães das crianças matriculadas nas unidades do Programa Nova Semente, com o agendamento de mamografias e exames preventivos.

Texto: Eneida Trindade
Foto: Ericke Araújo

Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *