Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque Educação

SEDUC realiza mostra de Educação Inclusiva

O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro realizou na última semana (09), a I Mostra na Praça. O encontro teve como objetivo tornar pública as experiências educacionais inclusivas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino, bem como proporcionar uma troca de conhecimentos entre as escolas.

Foram apresentados por professores de Atendimento Educacional Especializado e por alunos, trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante o ano, como dramatizações, corais, jograis, poesias, fotos, artes plásticas e vídeos. Além da exposição, durante toda à tarde, os estudantes que prestigiaram o evento também puderam se divertir com os brinquedos montados na Praça da Misericórdia pela equipe do NEI.

Segundo a coordenadora do núcleo, Creuzenilda Lima, participaram da I Mostra cerca de 200 alunos. “Todas as escolas e turmas que trabalham com a Educação Inclusiva foram convidadas a expor suas práticas de sucesso. O trabalho desses professores merece destaque porque é realizado com muito carinho e dedicação. Muitas das iniciativas hoje aqui expostas mudaram as relações de ensino – aprendizagem de uma forma muito positiva”, relatou. 

José Evangelista fez questão de prestigiar o evento. “Vim de Carnaíba trazer o meu filho de 13 anos porque acredito no projeto e tenho visto a evolução dele na escola e na vida. Ele mudou bastante com o atendimento especializado. Atualmente ele escreve melhor, tira notas boas e apresenta um comportamento exemplar”, destacou. Jessé dos Reis Evangelista contou que achou tudo muito bonito e disse estar feliz depois de brincar bastante no pula-pula. “Gostei demais e queria repetir esse dia outras vezes”, revelou o estudante da 3ª série.


De acordo com a professora de AEE do Colégio Paulo VI, Sandra Regina Carvalho, a ação reconhece o trabalho dos envolvidos e valoriza os profissionais. “Nos dedicamos o ano inteiro, buscamos desenvolver projetos que auxiliam no aprendizado e poder divulgar estes resultados é muito importante. As crianças com necessidades especiais têm a mesma capacidade de aprendizado dos outros e é isso que nós estamos expondo neste dia”, ressaltou.

NEI

O Núcleo de Educação Inclusiva de Juazeiro atende no ensino regular 643 alunos com deficiência. Possui 50 profissionais, entre professores de libras, formadores e coordenadores, que atuam em 62 escolas da rede. Desenvolve uma política baseada na promoção do desenvolvimento das potencialidades dos educandos, na igualdade de oportunidades, acessibilidade e atendimento.

Por Anna Monteiro/Seduc

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *