Sem o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que abandonou, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o GP de Abu Dhabi, neste domingo, na penúltima etapa da F-1.
Leia mais sobre a F-1
Veja a classificação da F-1
Foi a terceira vitória de Hamilton neste ano e a 17ª na carreira. Antes, ele foi o vencedor dos GPs da China e da Alemanha. A segunda posição ficou com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.
Luca Bruno/Associated Press | ||
![]() |
||
Lewis Hamilton, da McLaren, em ação no GP de Abu Dhabi |
Hamilton soma 227 pontos, mas já está fora da briga pelo vice. O inglês Jenson Button, também da McLaren, e terceiro em Abu Dhabi, continua favorito, com 255. Alonso tem 245 e Webber, quarto, tem 233.
Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, foi o melhor. Ele terminou a prova na quinta posição –pela quinta vez na temporada. Rubens Barrichello (Williams) foi o 12º e Bruno Senna (Renault) e o 16º.
Nico Rosberg (mercedes), Michael Schumacher (Mercedes), Adrian Sutil (Force India), Paul di Resta (Force India) e Makui Kobayashi (Sauber) completaram os dez primeiros.
A última etapa da F-1 será disputada no Brasil, dia 27 de novembro.
A PROVA
Sebastian Vettel, pole position, teve um problema no pneu traseiro direito (que furou) logo na largada e saiu da pista. Com esforço, ele até levou o carro para o box, mas teve de abandonar a prova. Assim, Lewis Hamilton assumiu a primeira posição, seguido por Fernando Alonso e Jenson Button, respectivamente.
Sem o atual bicampeão competindo, o que se viu em Abu Dhabi foi uma disputa interessante e acirrada entre a dupla da McLaren –que já tinha dominado os treinos livres– e o espanhol da Ferrari. Essa disputa, contudo, não se manteve até o final. Durou apenas algumas voltas no início da prova.
Após as dez primeiras voltas –e até o fim da prova– Hamilton conseguiu abrir uma boa vantagem e não sentiu o primeiro posto ameaçado. Alonso também teve vida tranquila, com uma boa distância para Button.
Dimitar Dilkoff/France Presse | ||
![]() |
||
Largado do GP de Abu Dhabi com Sebastian Vettel na primeira colocação |
O titular da McLaren, contudo, acusou problemas no carro perto da 15ª volta. Mark Webber encostou e os dois passaram a duelar. Button perdeu a posição na primeira investida do rival, mas recuperou em seguida. A briga entre os dois esfriou porque pouco depois eles pararam nos boxes.
Button voltou melhor, mantendo a terceira posição, enquanto o australiano caiu para quinto. Felipe Massa ficou com o quarto lugar e passou a lutar pelo pódio. Os três garantiram os melhores momentos da metade final da corrida.
Perto do final, Webber ganhou a posição de Button e Massa. O brasileiro, que fazia uma boa prova, ainda perdeu alguns segundos após derrapar na 49ª volta. Contudo, como ainda tinha uma parada pendente, o australiano ficou com a quarta posição, sendo ultrapassado por Button.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DE ABU DHABI:
1. Lewis Hamilton (ING) – McLaren – 1h37min11s886 (55 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – +8s4
3. Jenson Button (ING) – McLaren – +25s8
4. Mark Webber (AUS) – Red Bull – +35s7
5. Felipe Massa (BRA) – Ferrari – +50s5
6. Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – +52s3
7. Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – +75s9
8. Adrian Sutil (ALE) – Force India – +77s1
9. Paul di Resta (ESC) – Force India – a 1 volta
10. Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – a 1 volta
11. Sergio Perez (MEX) – Sauber – a 1 volta
12. Rubens Barrichello (BRA) – Williams – a 1 volta
13. Vitaly Petrov (RUS) – Renault – a 1 volta
14. Pastor Maldonado (VEN) – Williams – a 1 volta
15. Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso – a 1 volta
16. Bruno Senna (BRA) – Renault – a 1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN) – Lotus – a 1 volta
18. Jarno Trulli (ITA) – Lotus – a 2 voltas
19. Timo Glock (ALE) – Virgin – a 2 voltas
20. Vitantonio Liuzzi (ITA) – Hispania – a 2 voltas
21. Daniel Ricciardo (AUS) – Hispania – não completou
22. Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso – não completou
23. Jerome D’Ambrosio (BEL) – Virgin – não completou
24. Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – não completou
Com a Folha.com