Willames Costa

Compromisso com a informação

Regional Tocantins

Siqueira Campos recebe Letícia Sabatella e líderes indígenas

As lideranças presentes apresentaram várias reivindicações ao Governador, que se comprometeu a estudá-las e a atendê-las dentro das possibilidades do Estado  

 

A atriz Letícia Sabatella, juntamente com lideranças indígenas e representantes da Funai no Estado, foi recebida em audiência pelo Governador Siqueira Campos no final da tarde de sexta-feira, 20. A atriz se disse transformada ao tomar contato com a milenar cultura do povo Krahô, onde produziu o filme Hotxuá (que representa a figura do palhaço que anima a aldeia com suas danças, cantos e brincadeiras). Segundo ela, esta figura ajuda a manter a auto-estima dos indígenas e evita que eles entrem em depressão, o que pode ocasionar sérios transtornos.

As lideranças presentes apresentaram várias reivindicações ao Governador, que se comprometeu a estudá-las e a atendê-las dentro das possibilidades do Estado. Sugeriu na ocasião a criação de uma coordenação formada por um representante de cada etnia, em contato direto com as Secretarias da Cidadania, Cultura, Educação e Juventude, para desenvolver projetos que possam beneficiar os povos indígenas como um todo.

Siqueira Campos reconheceu que os habitantes originais do território tocantinense precisam de apoio e destacou que o Estado pretende estender todos os programas de inclusão social, como Pioneiros Mirins, Nossa Oportunidade, qualificação profissional e assistência técnica aos povos indígenas.

Fonte: Luiz Pires/Secom-TO

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *