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Siqueira quer implantar no Tocantins avançado modelo espanhol de sistema de atendimento de emergências

Cristiano Machado/Secom

Impressionado com o avançado sistema de central de emergência da Espanha, o chamado 112, o governador Siqueira Campos fez um convite oficial aos diretores para que apresentem o serviço (o que seria o 190 brasileiro) aos setores da segurança do Tocantins. Nesta quarta-feira, 23, executivos da central de monitoramento, com sede em Madri, fizeram uma exposição do trabalho ao governador e sua comitiva. A proposta vai ser analisada.

Atendidos pelo gerente da central, Gonzalo Quiroga Churruca, os membros da comitiva tocantinense ficaram sabendo que o “112 Emergências” é uma central de recebimento de chamadas telefônicas que concentra atendimento da polícia, bombeiros, defesa civil e ambulâncias. O serviço foi conhecido por membros da segurança de 140 países nos últimos quatro anos.

Entre os diferenciais, explicou o gerente, estão a otimização e agilidade no tempo-resposta do fato relatado. Conforme explicou, o atendimento telefônico tem, na média, oito segundos de duração. Nesse curto tempo, enquanto a vítima ou testemunha informa a natureza da ocorrência, ou seja, trata-se de acidente, incêndio ou desastres naturais, a atendente sabe a localização exata da pessoa que está ao telefone, seja fixo ou aparelho móvel. E, depois disso e o conhecimento da natureza da ocorrência, é acionada a equipe adequada para prestar o socorro. “Socorro esse que é feito em 60 segundos. Caso seja um acidente, são enviados bombeiros, ambulâncias… Para crimes, policiais e assim por diante”, explicou o gerente. Outro fator que resulta na agilidade é que as viaturas e equipes que atendem as ocorrências são deslocadas de centrais ou que estão mais próximas do local onde está a vítima.

Todo esse trabalho é feito por, no máximo, 250 pessoas que dividem em três turnos de trabalho e que atendem diariamente 15 mil chamadas das mais diferentes situações. “É impressionante o trabalho realizado. Essa eficiência que a Espanha mostra ao mundo deve ser copiada por todos os países, principalmente as administrações públicas. É uma agilidade que salva vidas”, disse o Governador, após assistir a uma simulação de chamada pelo número 112. Siqueira Campos e comitiva também visitaram a central, percorreram o local onde funciona o atendimento.

Fonte: Cristiano Machado/Secom

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