Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Sobe para cinco o nº de mortos em desabamento de prédios no Rio

O subsecretário da Defesa Civil, Márcio Mota, afirmou que foram localizados mais dois corpos de vítimas dodesabamento de três prédios no centro do Rio. Com isso, subiu para cinco o total de óbitos em decorrência do acidente ocorrido na noite de ontem (25).

Veja galeria de fotos do desabamento
Vídeos mostram cenário caótico após prédios caírem
Envie sua imagem ou relato sobre o desabamento no Rio
Catadores estão entre desaparecidos no Rio; cães auxiliam buscas
Bombeiros que atuaram no Haiti buscam vítimas no Rio
Indícios apontam que desabamento foi causado por dano estrutural
Prefeitura do Rio aponta 19 desaparecidos após desabamentos

Editoria de Arte/Folhapress

De acordo com o subsecretário, apesar da localização, os corpos das duas vítimas ainda não foram retirados dos escombros. Os demais corpos encontrados foram encaminhados para IML (Instituto Médico Legal) de São Cristóvão, na zona norte do Rio. Não foi informado detalhes sobre as vítimas.

Apesar da confirmação do subsercretário, o Corpo de Bombeiros ainda não confirma a localização de mais dois corpos.

Há registro de cinco pessoas feridas em decorrência do desabamento. Três permanecem internadas. Mais cedo, a Prefeitura tinha apontado ainda que, ao menos, 19 pessoasestavam desaparecidas. Dentre os soterrados estavam ainda catadores de papelão que estavam diante do Theatro Municipal no momento do desabamento.

Na manhã de hoje, os bombeiros receberam o reforço de três cães farejadores para realizar as buscas pelos desaparecidos. Também trabalham no local bombeiros queatuaram no Haiti após o terremoto ocorrido no início de 2010.

O subsecretário afirmou que três prédios vizinhos ao imóvel que desabou estão interditados porque os escombros caíram próximos a eles, mas apenas por precaução. Não há risco de desabamento. Outros prédios da rua foram vistoriados e não foi encontrado indício de dano, mas estão fechados para evitar movimentação.

Beth Santos/Divulgação PCRJ
Bombeiros fazem buscas por vítimas em escombros após desabamento de prédios no Rio; cinco morreram
Bombeiros fazem buscas por vítimas em escombros após desabamento de prédios no Rio; cinco morreram

ESTRUTURA

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou na manhã de hoje que os indícios apontam que é improvável que o desabamento de três prédios no centro do Rio tenha sido causado por uma explosão. A principal hipótese até o momento aponta paraproblema na estrutura de um dos prédios.

“Provavelmente, houve uma falha estrutural do prédio maior –de 20 andares– que levou ao desabamento dos outros dois prédios menores –de 10 e quatro andares”, afirmou o prefeito. Ele acrescentou ainda que a resposta definitiva sobre as causas do desabamento será dada pela perícia.

Os prédios da região foram interditados. De acordo com os bombeiros, eles não foram comprometidos, mas foram interditados por precaução. O prédio do Liceu Literário Português é um dos que foram esvaziados.

Beth Santos/Divulgação PCRJ
Equipes buscam vítimas entre escombros de prédios que desabaram no centro do Rio; cães auxiliam buscas
Equipes buscam vítimas entre escombros de prédios que desabaram no centro do Rio; cães auxiliam buscas

INTERDIÇÃO

Devido ao trabalhos no local do desabamento, a avenida 13 de Maio (onde ocorreu os desabamento) está totalmente interditada nesta quinta-feira.

A avenida Almirante Barroso também foi bloqueada entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco. Já Senador Dantas funciona com mão invertida entre a Almirante Barroso e a rua Evaristo da Veiga.

metrô funciona normalmente hoje. Ontem, as estações Uruguaiana, Carioca, Cinelândia e Presidente Vargas precisaram ser fechadas devido ao desabamento.

DOAÇÕES DE SANGUE

O HemoRio, que coleta sangue para distribuir aos bancos dos hospitais do Estado, informou que precisa de doações devida ao desabamento. O HemoRio está aberto e funciona na rua Frei Caneca, 8, região central.

Segundo a assessoria de imprensa, o estoque já estava baixo, e algumas bolsas de sangue já foram encaminhadas ao Hospital Souza Aguiar, onde três feridos ainda estão internados.

Juca Varella/Folhapress
Equipes trabalham em escombros após desabamento de três prédios no centro do Rio; 19 estão desaparecidos
Equipes trabalham em escombros após desabamento de três prédios no centro do Rio; 19 estão desaparecidos

DESABAMENTO

Os três prédios localizados ao lado do Theatro Municipal desabaram por volta das 20h30. O teatro não foi atingido, mas seu anexo, onde funciona a bilheteria, sofreu danos por causa dos escombros.

Pessoas que estavam em um edifício próximo usaram a luz de seus telefones celulares para chamar a atenção dos bombeiros e buscar socorro. Com as escadas cheias de escombros, não havia como sair. Um grupo de 30 pessoas foi resgatado.

Zelador de um dos prédios, uma das vítimas disse que o edifício Liberdade estava vazio quando houve o desmoronamento, mas de acordo com o analista de sistemas Fernando Amaro, 29, que estava no quarto andar do Liberdade, um grupo de 30 pessoas participava de um treinamento profissional no imóvel.

Às 21h30 houve um princípio de incêndio. De acordo com bombeiros, havia forte cheiro de gás no local. Jornalistas e curiosos foram afastados. Um cordão de isolamento mantinha todos a cerca de um quarteirão do local do desabamento.

Fiscais da CEG (companhia de gás do Rio) foram chamados para fechar as tubulações de gás, por medida de segurança. A empresa informou que não havia registro de reclamações de vazamento de gás no prédio, nem vistoria agendada. A Light desligou o fornecimento de energia nos arredores para evitar incêndios.

Editoria de Arte/Folhapress

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *