Willames Costa

Compromisso com a informação

Distrito Federal

Soldado do Exército morre durante treinamento de resistência no DF

Um soldado do Exército Brasileiro morreu durante um treinamento de resistência na tarde desta quinta-feira (19) no campo de instrução de adestramento de Brasília, localizado em Santa Maria. Hércules Sousa Reis era da 1ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea.

O centro de comunicação do Exército Brasileiro informou, por meio de nota nesta sexta-feira (20), que já foi instaurado um inquérito policial militar para investigar as circunstâncias da morte do soldado.

Segundo a nota divulgada pelo Exército, o incidente ocorreu por volta das 12h, durante travessia de um curso d’água. O Exército não confirma se a morte do soldado tenha ocorrido por afogamento, e também não deu detalhes se o militar tinha algum problema de saúde.

No entanto, a mãe de um recruta do mesmo grupamento de Hércules, mas de outra bateria, informou ao G1 que o jovem não foi socorrido após se afogar.

“O meu filho me contou que dois recrutas estavam fazendo uma travessia de um rio de lama, quando um deles começou a passar mal e foi retirado por superiores que acompanhavam o treinamento. Já o outro rapaz que fazia o percurso foi totalmente esquecido pela equipe e acabou morrendo dentro da lama”, diz a mulher que pediu para não ser identificada.

A mulher informou ainda que o jovem ficou por cerca de 8 minutos submerso. “Confesso que não sei direito como é feito esse treinamento, mas meu filho me contou que é muito puxado, quem se recusar sofre severas punições. Prefiro meu filho preso na cadeia que morto dentro de uma lama”, disse.

Confira a nota enviada pelo Exército Brasileiro
“Prezado,

Atendendo à sua solicitação formulada por meio de mensagem eletrônica de 20 de abril de 2012, o Centro de Comunicação Social do Exército informa o que se segue:

No dia de ontem (19 de abril), por volta das 12 horas, durante a realização de instrução de transposição de curso d´água no Campo de Instrução e Adestramento de Brasília, o soldado Hércules Sousa Reis da 1ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea faleceu.

Além das providências administrativas decorrentes, foi instaurado o competente Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do fato, e todo apoio está sendo prestado à família do militar.

Atenciosamente,
Centro de Comunicação Social do Exército
Exército Brasileiro
Braço forte – mão amiga”

Fonte: Do G1 DF

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *