Willames Costa

Compromisso com a informação

Distrito Federal

TJ intima denunciados por naufrágio no Lago Paranoá a apresentar defesa

O juiz da 1ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Almir Andrade de Freitas, intimou na segunda-feira (15) os réus do caso do naufrágio do barco Imagination para apresentarem suas defesas.

Em agosto do ano passado, a Polícia Civil indiciou por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) o dono do barco, Marlon José de Almeida, 44 anos, e o piloto, Airton Carvalho da Silva Maciel, de 28 anos.

O naufrágio da embarcação, em 22 de maio do ano passado, resultou na morte de nove pessoas. Além de Almeida e Maciel, o Ministério Público do Distrito Federal denunciou ao TJ por homicídio culposo Flávia Carolina Paula Cunha, que também era dona do barco. Os três vão ter um prazo de dez dias, contados a partir do recebimento da intimação, para apresentar suas defesas.

No momento do acidente era realizada no barco uma festa organizada por uma empresária, dona de um buffet. A irmã dela morreu no naufrágio.

Ao todo, 94 pessoas sobreviveram ao naufrágio, mas a embarcação tinha mais de 100 pessoas. Em nota, a Marinha disse que o barco tinha capacidade para 92 pessoas.

Nos primeiros exames feitos por mergulhadores nos dias seguintes ao acidente, foram encontradas rachaduras em uma estrutura na parte de baixo do barco que auxilia na flutuação.

Perícia realizada pela Polícia Civil indicou que o naufrágio foi causado pela entrada de água nos flutuantes, estruturas também chamadas de tubulões, que garantem a sustentação do barco.

O Distrito Federal, junto com algumas regiões de Goiás, tem 28 mil embarcações de esporte e recreio, a terceira frota do país para a categoria, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo a Marinha. De acordo com a Marinha, “cerca de 1.600 e 2.000 embarcações utilizam prioritariamente o Lago Paranoá”.

Fotos do Imagination antes do acidente, em 03 de maio de 2010, e no dia do naufrágio, no dia 22 de maio de 2011 (Foto: Divulgação)Fotos do Imagination em de maio de 2010 e no dia do naufrágio, em maio de 2011 (Foto: Divulgação)

Fonte: Do G1 DF

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *