Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Trilha esconde praia de areia branca e vegetação intacta no Rio

Em meio a metrópole do Rio é possível encontrar praias quase selvagens, de areias brancas e águas claras, cercadas de morros com vegetação intacta, sem vendedores ou qualquer tipo de infraestrutura. Elas estão em bairros mais afastados, como Barra de Guaratiba, no extremo da zona oeste (cerca de 40 km da zona sul).

A informação é da reportagem de Marco Antônio Canônico publicada na edição deste domingo da Folha.

Para chegar a elas, é preciso ir até a praia do Canto, na Barra de Guaratiba; lá, no alto de uma ladeira (na r. Parlon Siqueira), começa uma trilha de terra bem demarcada, mas cheia de altos e baixos (e muito abafada, em dias quentes), que contorna um morro e leva às praias.

  Rafael Andrade/Folhapress  
Banhistas aproveitamo sol e a areia branca na praia do Meio, na zona oeste do Rio
Banhistas aproveitamo sol e a areia branca na praia do Meio, na zona oeste do Rio

A primeira delas, após 40 minutos de caminhada, é a praia do Perigoso, aos pés da pedra da Tartaruga (usada por praticantes de rapel). Depois dela, seguindo por um trecho bem mais íngreme e bem mais panorâmico da mesma trilha, chega-se à praia do Meio, de extensa faixa de areia e mar agitado, que atrai surfistas.

Para quem não tem espírito aventureiro, há ainda a praia da Joatinga, dentro de um condomínio residencial e acessível pela estrada do Joá (que liga os bairros de São Conrado e Barra), e a do Vidigal, aos pés da favela de mesmo nome. Em ambas a disputa pelo metro quadrado ao sol é menos acirrada.

  Arte/Folhapress  

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *